O presente trabalho enfoca diversas particularidade
s que envolvem Relações Interpessoais, dentre elas
sua influência na aprendizagem, a dinâmica como oco
rrem no ambiente escolar, as dificuldades encontrad
as para
que seja efetiva e as soluções para sanar esses obs
táculos do cotidiano escolar. Teve como objetivo in
vestigar e
mapear as representações sobre a prática docente, c
onstituída de um grupo de professores envolvidos em
discussões, reflexões e depoimentos sobre práticas
docentes em disciplinas de Ciências e Matemática, a
partir do
contexto de cada participante. Os resultados parece
m confirmar que as relações interpessoais, nas conc
epções
dos professores, são importantíssimas para a educaç
ão e principalmente para o desenvolvimento humano.
Nos dias atuais, o mundo é regido por mudanças que
ocorrem numa velocidade
acelerada, aumentando a competição entre as pessoas
. O convívio social tem se tornado cada
vez mais complicado. Buscando melhorar as relações
interpessoais, devemos inicialmente
compreender que cada indivíduo tem sua complexidade
e personalidade própria, que é
construída ao longo de sua vida. Os traços morais d
istintos de uma pessoa são influenciados
pelo ambiente familiar em que o indivíduo vive, nos
aspectos culturais da sociedade em que
está inserido, pela idade ou estágio de amadurecime
nto, herança genética, dentre outros
fatores. Por sermos indivíduos diferentes uns dos o
utros, pensamos e agimos de forma única.
Este trabalho, na área da Educação em Ciências e M
atemática, trata de assuntos
relacionados a concepções e representações de mestr
andos sobre a importância das relações
interpessoais no meio escolar. Teve como sujeitos d
e pesquisa mestrandos em Ciências e
Matemática da Pontifícia Universidade Católica do R
io Grande do Sul, que estão ou já
estiveram inseridos em atuação escolar.
O artigo está dividido em quatro partes: A primeir
a seção trata de como as relações
interpessoais influenciam na aprendizagem dos aluno
s, na visão dos mestrandos de Educação
em Ciências e Matemática. Na segunda seção discute-
se o aprendizado que os mestrandos
adquiriram em suas experiências sobre a dinâmica da
s relações, no cotidiano do ambiente da
marcos vinicius 1ºA