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Escola Estadual Capitão Sílvio de Farias - Projeto Ensino Médio Inovador
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terça-feira, 2 de abril de 2013
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO DO PROCESSO EDUCATIVO
A comunicação consiste na mola propulsora para o desenvolvimento de qualquer setor, seja social, econômico, político, cultural e até mesmo o pessoal. No que concerne ao contexto educativo, os meios de comunicação exercem poderosa influência. Refletem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente tanto ao nível dos acontecimentos (processo de informação) como do imaginário (são os grandes contadores de estórias, atualmente, através de novelas, seriados). Os Meios de Comunicação desempenham também um importante papel educativo, transformando-se, na prática, numa segunda escola, paralela à convencional. Os Meios são processos eficientes de educação informal, porque ensinam de forma atraente e voluntária – ninguém é obrigado, ao contrário da escola, a observar, julgar e agir tanto individual como coletivamente. A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os Meios de Comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. A escola também não pode pensar em imitá-los, porque nos Meios predomina a função lúdica, de entretenimento, não a de organização da compreensão do mundo e das atitudes.
A escola pode e precisa estabelecer pontes com os Meios de Comunicação. Eles podem ser utilizados como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. Podem os Meios apresentar o próprio conteúdo de ensino (cursos organizados em vídeo, por exemplo), bem como ser, eles próprios, objeto de análise, de conhecimento (estudo crítico da televisão, do cinema, do rádio, dos jornais e das revistas). A escola pode combinar as produções escritas convencionais com as novas produções audiovisuais, principalmente em vídeo, que capacitam o aluno a se expressar de forma mais viva e completa. A escola pode preocupar-se não só com os Meios, mas também com a comunicação como um processo mais amplo e que envolve a própria comunicação tanto dentro da sala de aula como nas relações entre direção, professores, alunos e funcionários, procurando desenvolver processos de comunicação menos autoritários e mais participativos. A escola precisa, enfim, no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte importante – e não marginal – do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática.
No que tange às novas tecnologias, vive-se atualmente em uma época de rápido desenvolvimento das tecnologias informáticas, com o acesso às redes globais de computadores, ao correio eletrônico, a bases de dados, a bibliotecas virtuais, a CD-ROMs, a uma enorme oferta de software, etc. Esse progresso provoca, pois, mudanças enormes na organização da nossa vida e do nosso trabalho.
Tais mudanças têm grande influência nos processos de ensino e de aprendizagem. Ficamos confrontados com uma série de dúvidas, mas também adquirimos algumas certezas. Uma é que o aproveitamento otimizado destas novas tecnologias implica uma mudança bastante perceptível das nossas formas de ensinar e aprender. O uso de textos, vídeos e sons (talvez até o aproveitamento de outros sentidos) pode revolucionar os processos de ensino/aprendizagem. O que predomina é a questão da interatividade. Trata-se da mudança de um ensino onde é limitado o papel do aluno na busca de informação e em que ele se tenta adaptar à informação existente para um ensino em que a informação se adapta ao aluno, onde quer que este se encontre.
A escola necessita preocupar-se não somente com os meios de comunicação em si, mas, sobretudo, com esse processo de um modo mais amplo, ou seja, a relação existente entre alunos, professores, coordenadores, supervisores, direção e família. Até mesmo no que se refere ao uso dos recursos didáticos, que também constituem-se em sistemas de comunicação. Não basta apenas ter esses recursos disponíveis, porém, saber fazer uso dos mesmos, até porque educação, aliada à tecnologia, incrementa os processos de ensino e de aprendizagem.
A tecnologia, portanto, é caracterizada como agente de transformação, de maneira que a maioria das inovações tecnológicas pode resultar em uma mudança revolucionária de paradigma. A rede mundial de computadores – a Internet – é uma dessas inovações. Após influenciar a forma como as pessoas se comunicam e fazem negócios, a Internet também vem influenciando, significativamente, o modo como as pessoas ensinam e aprendem, fato este que irá implicar, consequentemente, em maior mudança e deverá estar associada à forma como os recursos educacionais serão projetados, desenvolvidos, gerenciados e integrados para serem disponibilizados aos discentes.
Dessa forma, o desenvolvimento das tecnologias e a ampliação dos modos de comunicação criam um contexto que propicia às escolas uma ampliação do alcance de seus objetivos, pela possibilidade de expansão do conhecimento. Nesse cenário, evidencia-se a necessidade de manter a qualidade do ensino e intensificar sua expansão e diversidade, trabalhando no sentido de um sistema de interatividade com reconhecimento e qualificações capazes de assegurar a ampliação efetiva de acesso e de conclusão com êxito no ensino.
Mediante apregoa Lévy (1993, p.75), "as tecnologias têm papel fundamental no estabelecimento dos referenciais intelectuais e espaço temporais das sociedades humanas; isto é, todas as formas de construção do  conhecimento estão estruturadas em alguma tecnologia". Ratifica-se, portanto, que o todos os componentes da comunidade escolar, como sujeitos do processo de ensinar e aprender tem uma função primordial, uma vez que o processo de incorporação das tecnologias está diretamente relacionado com a mobilização de todos, cujo apoio e compromisso para com as mudanças não se limitam ao espaço da sala de aula, mas se estendem aos diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica.

Alunos:Daniel Jr / Bruna Novais / Daiane Oliveira.
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publicado em: 2013-04-02T11:10:00-07:00
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Classificação: 5 Em 27 Comentários
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