Escola Estadual Capitão Sílvio de Farias - Projeto Ensino Médio Inovador
quinta-feira, 14 de março de 2013
PONTOS NEGATIVOS
3. Pelo
enorme com tacto que possui com as novas tecnologias, o jovem domina-as
completamente. Esse domínio é extremamente útil, já que hoje, o
desenvolvimento natural que o mundo tem, depende das novas tecnologias.
Ter essa habilidade é estar pronto para as exigências que virão pela
frente.cividade e a possibilidade dos
alunos se expressarem e colaborarem com a produção de informação. A
dinâmica rápida (quase instantânea) do mundo online deu ao jovem a
capacidade de desenvolver pensamento rápido, qualidade que é
extremamente apreciada na realidade em que vivemos.
4. Desenhar
um perfil online, numa rede social, é fácil. Construir e desconstruir
tornou-se parte da vida desses jovens. Eles fazem perfis, definem quem
são, apagam perfis, desaparecem e aparecem quando bem entendem, e da
forma que quiserem. Essa dinâmica proporciona a flexibilidade. Com esse
movimento constante, eles controlam o que querem ser e quando o querem
ser. Isso pode ser relevante para situações do maria-é-dia e ao longo da
vida, em que, muitas vezes, devemos assumir determinados comportamentos,
dar nossa opinião, nos calarmos, enfim, sermos flexíveis e nos
adaptarmos aos diferentes cenários que nos são impostos.
PONTOS NEGATIVOS
1. Muitos
estudantes não sabem lidar com a grande oferta de informações que a
internet oferece. Muitos aceitam tudo o que lê em na internet como
verdade absoluta e isso interfere no processo de aprendizagem e do seu
próprio desenvolvimento crítico perante o que lhes é apresentado.
2. O
jovem dos dias de hoje é multifuncional, consegue enviar mensagens por
telemóvel ao mesmo tempo que envia um e-mail. Porém, isso pode ter
consequências negativas se não for bem administrado. O acesso às redes
sociais durante os momentos de estudo, por exemplo, pode causar distração e interferir no seu desempenho escolar.
3. O
excesso pode ser arriscado. Ao gastarem horas e horas nas redes
sociais, os jovens deixam de interagir cara-a-cara, em situações
normalíssimas do dia-a-dia e isso pode prejudicá-los seriamente,
especialmente nas relações interpessoais. Com menos interacções reais e
mais virtuais, eles podem ter a capacidade de comunicação comprometida
(a internet não exige entonações, linguagem corporal, entre outras). O
mundo offline jamais pode ser substituído pelo online. Há situações
impossíveis de resolver sem encarar a realidade!